Serviço da coleta seletiva ficará suspenso, confira:

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Serviço da coleta seletiva ficará suspenso, confira:

Na próxima semana, entre segunda e sexta-feira, 20 a 24 de dezembro, o serviço da Coleta Seletiva de Foz do Iguaçu ficará suspenso para a realização de uma formação com os novos catadores contratados pelo chamamento público realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Os trabalhos serão retomados a partir do dia 27. 

 

A capacitação será feita pela equipe do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Recicláveis e integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). Os grupos conhecerão as Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e receberão treinamento para operar os equipamentos, informações mais detalhadas sobre o Programa, além de atividades de integração com os catadores.

 

“Melhorar o atendimento aos moradores, aumentar a quantidade de resíduos recicláveis coletados e, por consequência, a renda dos catadores, é a principal função do programa de Coleta Seletiva. Para isso é de suma importância continuar contando com o apoio da população com a separação e a disposição dos resíduos para a coleta, também neste período de readequação do programa”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira. 

 

A partir de janeiro de 2022, o serviço de coleta passará por algumas mudanças, como a alteração nas rotas de coleta incluindo alteração de dias de atendimento. A Secretaria orienta para que durante o mês de janeiro os moradores fiquem atentos ao jingle da coleta, veiculado no caminhão, para conferir o dia da coleta na sua rua. 

 

Datas e locais das formações:

20/12 – das 8h às 16h30

UVR – Geraldo Sálvio de Paula – Rua Cascudo, 352, Porto Meira

UVR – Pedro Colombelli – Rua Angatuba, Três Lagoas

22/12 – das 8h às 16h30

UVR – Graciela M. B. de Oliveira – Rua Silva Jardim esquina com Rua Guimarães Rosa, Vila Portes. 

 

Chamamento público

O Programa Municipal de Gestão de Resíduos Recicláveis está em constante atualização, com o objetivo de agregar o maior número de organizações formadas por catadores e reduzir a quantidade de resíduos recicláveis destinados ao aterro sanitário. 

 

Para isso, a Prefeitura optou por contratar cooperativas de catadores por meio de chamamento público. O edital previa o credenciamento de cooperativas e/ou associações formadas por catadores para sete lotes, representados pelas Unidades de Valorização de Recicláveis aptas para o recebimento e triagem dos resíduos.

 

O Programa Municipal conta com o apoio da Itaipu Binacional e do Governo do Estado do Paraná. Juntamente com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, são mais de R$ 17 milhões em investimentos. 

 

A coleta seletiva de recicláveis porta a porta foi implantada de forma gradativa, com início em junho de 2018, pela região da Vila C. Em dezembro de 2019 chegou à totalidade dos domicílios da área urbana residencial e, em fevereiro de 2020, iniciou atendimento à área rural. Neste período desviou do aterro sanitário 5.772,83 kg de resíduos recicláveis, aumentando a vida útil do mesmo e gerando renda para as famílias dos catadores integrados ao programa. 

 

 Para reforçar o programa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também desenvolve diversos programas, projetos e ações de educação ambiental para que a comunidade faça o descarte correto dos resíduos.

Foz do Iguaçu

Paraná

Brasil

Mundo

Serviço da coleta seletiva ficará suspenso, confira:

O episódio de chuva extrema acontece meses depois de uma onda de calor história na região de Colúmbia Britânica que provocou as mortes de 500 pessoas e incêndios.

Estes eventos estão aumentando em frequência devido aos efeitos da mudança climática provocada pelo homem. 

Foz do Iguaçu

Paraná

Brasil

Mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Endereço

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960 – Centro 

Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 – 5° Andar

Desenvolvido por: