Principal ‘corretora’ de dados do mundo, China vai vencendo a guerra contra os EUA

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Principal ‘corretora’ de dados do mundo, China vai vencendo a guerra contra os EUA

O presidente Joe Biden saiu de sua cúpula com o presidente da China, Xi Jinping, em 15 de novembro, com o compromisso de processar o que ele chamou de “competição simples e direta” com a China. Mesmo assim, Beijing já está derrotando os Estados Unidos e seus aliados em um domínio crucial: dados.

 

Os dados são o petróleo do século XXI, o recurso indispensável que irá alimentar algoritmos de inteligência artificial, força econômica e poder nacional. A fonte desses dados somos todos nós: nossos registros de saúde e sequências genéticas, nossos hábitos online, os fluxos da cadeia de suprimentos de nossos negócios, os terabytes de imagens engolidos por telefones, drones e carros autônomos.

 

A competição pela influência global no século XXI exigirá a proteção e o aproveitamento desses dados para obter vantagens comerciais, tecnológicas e militares. Até agora, a China está ganhando, e o Ocidente mal está engajado.

 

Por meio de uma rede de leis e regulamentos recentes, Xi tem trabalhado arduamente para tornar o Partido Comunista Chinês (PCC) o principal “corretor” de dados do mundo. Como Beijing faz isso? Isolando os dados chineses do mundo, exercendo novo poder extraterritorial sobre os fluxos de dados globais e colocando as empresas estrangeiras que operam na China em uma situação legal – tudo isso enquanto absorvem os dados de outros países por meios lícitos e ilícitos.

 

Xi sabe que o simples ato de bloquear os dados chineses, representando os padrões e comportamento de cerca de 1,4 bilhão de pessoas, basta para prejudicar os rivais de Beijing na busca pela superioridade econômica global.

Foz do Iguaçu

Paraná

Brasil

Mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Endereço

TORRE MARECHAL

Rua Marechal Floriano Peixoto, 960 – Centro 

Foz do Iguaçu / PR,

CEP: 85010-250

Salas: 53 e 54 – 5° Andar

Desenvolvido por: