Grupo Mundial

Presidente Jair Bolsonaro, inaugura embaixada do Brasil no Reino do Bahrein

Presidente Jair Bolsonaro participou nesta terça-feira (16/11) da cerimônia de inauguração da embaixada do Brasil em Manama, capital do Reino do Bahrein. A cerimônia contou com a presença do ministro da Defesa, Braga Netto, ministro Segurança Institucional, General Augusto Heleno, ministro do Turismo, Gilson Machado, e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

A criação da embaixada foi definida em um decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, em outubro deste ano, e a intenção é fortalecer a cooperação econômico-comercial entre as nações. Anteriormente, as relações diplomáticas do Brasil com o Bahrein eram tratadas pela embaixada que fica no Kuwait.

Em seu pronunciamento, o Presidente Jair Bolsonaro destacou a importância da união entre os dois países. “É uma satisfação muito grande participar deste evento que materializa o entendimento e a cooperação entre nossos povos. Quero dizer a vocês que isso marca também a minha vida, Brasil e Bahrein cada vez mais unidos e pensando no bem de seus povos”.

Os dois países já mantinham relações diplomáticas desde 1974. Entre as nações do Oriente Médio, o Bahrein ocupa o quarto lugar em transações comerciais com o Brasil.

Depois da cerimônia, o Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o rei do Bahrein Hamad Isa Bin Kalifa, no Palácio Real. O encontro é mais um passo para estreitar as relações comerciais com países do Golfo Pérsico, que são grandes produtores de petróleo.

Agenda presidencial

A agenda da comitiva brasileira no Oriente Médio teve início no sábado (13/11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde o Presidente Jair Bolsonaro ficou por três dias e participou de eventos como a abertura da Dubai Airshow, uma feira com exposições de aeronaves das maiores fabricantes mundiais e, ainda, de visita à planta de um frigorífico, em Abu Dhabi, que conta com linha de produção que utiliza carne importada do Brasil.

Além disso, na segunda-feira (15/11), dia da Proclamação da República, o Presidente Jair Bolsonaro participou do Fórum Invest in Brazil, organizado pela APEX, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e do Dia Nacional do Brasil na Expo Dubai 2020.

Nesta quarta-feira (17/11), o Presidente Jair Bolsonaro e comitiva seguem para Doha, no Catar, último destino da viagem.

Foz do Iguaçu

Paraná

Brasil

Mundo