Grupo Mundial

Foz sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes nesta sexta-feira

O uso da tecnologia no desenvolvimento dos municípios será tratado por prefeitos, gestores, empresários e especialistas que participam, nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense.

O evento acontece no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a partir das 8 horas e é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e PTI. “O momento é importante para se debater inovações que possam transformar as cidades por meio da troca de experiências, conhecimentos e apresentação de soluções, políticas públicas e modelos implantados pelas Prefeituras”, adianta o diretor da RCD, José Marinho.

Entre os convidados estão os prefeitos de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, de Medianeira, Antonio França, e de Pato Bragado (PR), Leomar Roden (Mano), que apresentam os investimentos feitos pelas Prefeituras para modernização das administrações públicas.

 

A implantação do 5G nas cidades é outro tema importante abordado durante o evento. O coordenador-geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Solino, participa virtualmente para dar orientações de como os municípios devem se preparar para a chegada da nova tecnologia. Processos eletrônicos, energia solar e cidades inteligentes e seguras são alguns dos outros temas apresentados durante o Fórum.

 

Painéis

A diretora de Projetos da Superintendência Geral de Inovação (SGI) do Governo do Estado do Paraná, Raquel Dall Asta Rink, e o consultor especialista em Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, tratam sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento socioeconômico das cidades. Outro painel temático, mediado pelo diretor de Captação Projetos e Inovação da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Edinardo Aguiar, aborda o uso de tecnologia no fomento do turismo no Oeste do Paraná. Participam também a diretora Técnica da Adetur Cataratas e Caminhos, Fernanda Helena Fedrigo, o prefeito de Guaíra e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, e a docente no curso de Turismo da Unioeste e doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Aline Patrícia Henz. 

 

A programação completa está disponível em https://www.sympla.com.br/rcd.

O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste Paranaense tem o patrocínio Ouro da 1Doc, Prínter do Brasil, Perfilcomp e Aprova Digital; patrocínio prata da Sigma Telecom/Furukawa, Dígitro, Betha Sistemas e Head Net Tecnologia, e apoio institucional da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

Atenção, imprensa!

Para acompanhar o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, é necessário ter o credenciamento para a entrada no PTI-BR. 

Os veículos de comunicação interessados podem preencher o formulário com os dados até esta quinta-feira (18), pelo link clicando aqui, a fim de garantir maior agilidade no dia do evento. Aqueles que fizerem o preenchimento do formulário até a data, terão os crachás emitidos e entregues na barreira da Itaipu Binacional no dia do evento.

Foz do Iguaçu

Paraná

Brasil

Mundo