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Com 190 metros de altura, torre brasileira da Ponte da Integração está concluída. Obras atingem 71,5%

A expectativa é que a estrutura esteja concluída até setembro de 2022.
Financiamento é da margem brasileira da Itaipu Binacional.
O apoio principal brasileiro da Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi
concluído neste mês de outubro. Com 190 metros de altura, a torre será um
dos dois apoios que sustentará a ponte de 760 metros de comprimento,
próximo ao Marco das Três Fronteiras, unindo Foz do Iguaçu (BR) a Presidente
Franco (PY). Do lado paraguaio, a torre deve chegar a 175 metros de altura até
o fim deste mês.
As informações são do boletim divulgado pelo consórcio responsável pela obra.
De acordo com o boletim, a Ponte chegou a quase três quartos de sua

conclusão, ou 71,5%, no mês de outubro. Até o momento já foram investidos
cerca de R$ 166 milhões, de um total previsto de R$ 323 milhões, recursos
pagos pela margem brasileira da Itaipu Binacional. A expectativa é que a obra,
iniciada em agosto de 2019, esteja concluída até setembro de 2022.
A nova estrutura está em construção sobre o Rio Paraná, próximo da
confluência com o Rio Iguaçu e da fronteira com a Argentina. A iniciativa é do
governo federal, por meio da Itaipu, com gestão do governo do Estado, por
meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Segundo o boletim, em outubro ocorreu o posicionamento da 4ª aduela
metálica no vão livre da ponte. No total, 37 aduelas irão compor o vão central
até o final da obra.
Quando concluída, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai terá 760 metros de
comprimento e vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas simples com 3,6
metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas
laterais. A nova ponte permitirá que veículos pesados provenientes do
Paraguai e da Argentina deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu,
além de desafogar a Ponte Internacional da Amizade, hoje principal ligação
entre Brasil e Paraguai.
Perimetral Leste
As obras da Perimetral Leste, rodovia de 15 quilômetros que vai conectar a
nova ponte internacional à BR-277 chegaram a 4,33% no mês de outubro. O
investimento executado é de cerca de R$ 4,51 milhões. A expectativa é que a
Perimetral seja concluída em meados de 2023, com custo total de R$ 336
milhões, recursos também da margem brasileira de Itaipu.
A construção da ponte e da 9 pela Itaipu Binacional e anunciadas nos últimos
dois anos. Entre elas, a reforma e a ampliação do terminal e da pista de pouso
e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a duplicação da BR-
469 (Rodovia das Cataratas) e melhorias na infraestrutura de transmissão de
energia. Os investimentos na região somam mais de R$ 2,5 bilhões.

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